Moro em Campos dos Goytacazes – RJ, de um lado a 280 Km da capital (Rio de Janeiro) e do outro, a 250 Km de Vitória – ES.

Minhas aventuras musicais começam no final dos anos 80 início dos anos 90 quando cursava escola técnica (Informática Industrial). Comecei como vocalista e aprendi a tocar bateria observando o baterista tocar. Por problemas pessoais ele precisou sair e então assumi o seu lugar.

Sou completamente autodidata, nunca tive aulas de música e ninguém na minha família é músico. Costumo dizer que a música na minha vida é um presente de Deus e acho que se, por algum motivo, nascemos com um determinado dom não podemos despediçá-lo. Meu aperfeiçoamento vem da prática, o que faço regularmente e estudando sozinho, já que hoje em dia existe o recurso das vídeo-aulas, play-alongs e muita informação disponível na internet. Por causa dos meus afazeres profissionais fica difícil frequentar aulas ou cursos regulares.

Minha primeira bateria (semi-nova) foi adquirida em 1996, com um conjunto de pratos a um preço bem abaixo do mercado, pois, o vendedor estava precisando de dinheiro. Essa bateria, com exceção dos pratos, permaneceu comigo até 2004 quando foi substituída por um instrumento de melhor qualidade. De lá para cá pude investir melhor no meu equipamento e hoje tenho três kits e uma boa variedade de caixas, pratos e acessórios (meu setup está detalhado na seção “Equipamentos”).

Outra grande conquista foi conseguir montar em minha casa um estúdio para ensaio e estudo, onde tenho tudo que preciso para continuar a evoluir e desenvolver na prática do instrumento. Um sonho antigo enfim concretizado. Atualmente meu lugar preferido.

Desde que comecei a tocar, com exceção de um período de 2 anos que fiquei parado por ter que me dedicar ao meu crescimento profissional (mas com a bateria montada no quarto), sempre estive em alguma banda. Passei por várias, sendo a maioria de estilo pop-rock, passando pela MPB, reaggae, progressivo, etc. Sempre procurei, por não viver de música, só tocar o que realmente gosto, mas, sendo flexível o bastante para absorver um pouco de cada tipo de música.

Hoje posso dizer que passei por várias situações com as quais cresci muito musicalmente sempre rodeado de excelentes profissionais que na maioria viraram amigos.

Na seção de projetos faço um resumo dos últimos trabalhos que venho participando.

Felizmente, tenho conseguido conciliar, mesmo que com muita correria, minha vida profissional (sou analista de sistemas e professor universitário) com a música, que é a minha paixão.

Esse é um breve resumo do meu “EU” musical.